Cabo de Guerra Eletrostático

Cabo de Guerra Eletrostático


No dia 02 de Março de 2020, nas dependências do colégio IDESA, foi realizado um projeto na sala do 2°B. Esse projeto consiste em atrair uma lata de refrigerante com uma bexiga. Essa atração ocorre por meio da eletricidade estática, que foi criada a partir do atrito entre a bexiga e o nosso cabelo.

Eletricidade Estática:

É a definição dada para o excesso de cargas elétricas em um objeto, sendo que essas cargas estão em repouso.  A Eletrostática é a área da Física que estuda  Eletricidade Estática.

Princípios da Eletrostática:
-Princípio da Conservação da Carga Elétrica: caso exista um sistema eletricamente isolado, a sua carga elétrica total será constante;
-Princípio da Atração e Repulsão de Cargas: cargas de sinais opostos se atraem, e com o mesmo sinal, se repelem.
Após eletrizados, os corpos podem ficar carregados de duas formas:
+Positivamente: possui mais prótons do que elétrons;
-Negativamente: possui mais elétrons do que prótons.

Processos de Eletrização:
Para que a bexiga possa atrair a lata de refrigerante, é necessário que ela esteja eletrizada. Existem três Processos de Eletrização: por Atrito, por Contato e por Indução.

No nosso projeto, utilizamos dois processos de eletrização:
-Por atrito, quando atritamos a bexiga, que está com carga nula, no nosso cabelo, que está eletrizado positivamente. Isso deixa a bexiga eletrizada positivamente também;
-Por indução, quando pegamos a bexiga eletrizada positivamente e aproximamos ela da lata de refrigerante que está eletrizada negativamente. Por possuírem cargas opostas, elas se atraem.

Com isso foi possível realizar uma competição entre os grupos, em que cada grupo tentava eletrizar o máximo possível sua bexiga para poder atrair a lata de refrigerante para o seu lado, criando o Cabo de Guerra Eletrostático.

https://alunosonline.uol.com.br/fisica/eletricidade-estatica.html

Comentários