Pêndulo Eletrostático

      Nós, alunos do 2ºB do grupo 4, realizamos um projeto junto a sala, o Pêndulo Eletrostático.

      O nosso Pêndulo Eletrostático foi feito da seguinte maneira: utilizamos um pedaço velho de madeira para servir de base. Fizemos um furo rosqueado para rosquear o parafuso, porém antes de prender o parafuso, pegamos um pedaço de arame e enrolamos uma das suas extremidades no parafuso, e então rosqueamos o parafuso. Colocamos o arame perpendicular à base e então dobramos tentando assemelhar a um ângulo de 90° e então dobramos novamente, com a ponta do arame virada para baixo. Na extremidade do arame fizemos um circulo utilizando um alicate. Nessa circunferência enrolamos um pedaço de linha de costura e na outra ponta da linha prendemos uma bola de alumínio sem deixá-la encostar ao chão.

      Para demonstrarmos a eletricidade estática no Pêndulo, aplicamos duas etapas:

      A primeira etapa consiste em eletrizar a bexiga no cabelo e aproxima-la da bola de alumínio. As cargas positivas da bolinha de alumínio irão ser repelidas e as cargas negativas irão ser atraídas pelas cargas negativas da bexiga, ocorrendo a eletrização por indução. 



       A segunda etapa consiste em eletrizar a bexiga novamente, porém dessa vez ao invés de realizar a eletrização por indução, será realizada a eletrização por contato. Aonde a bolinha irá encostar na bexiga e ficar energizada negativamente. Ao eletrizar a bexiga novamente no cabelo, tanto a bolinha de alumínio quanto a bexiga ficarão eletrizadas negativamente. Logo, ao aproximar uma da outra, elas irão se repelir.



Referências:

Comentários